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Letras e Educação

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PSICOPEDAGOGIA: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS

 

Shiren Henrique de Carvalho Rosa - FASAR - Faculdade Santa Rita

 

A psicopedagogia busca respostas que expliquem o baixo rendimento escolar, utilizando as contribuições de diferentes áreas para intervir, no sentido de reverter os problemas diagnosticados. Neste estudo, buscou-se avaliar a eficácia da intervenção psicopedagógica através de atividades psicomotoras e jogos. Está confirmado que crianças aprendem mais rapidamente através do concreto, justificando assim o uso dos jogos, que promovem o desenvolvimento espacial, o prazer e a motivação de forma lúdica e eficiente em detrimento de um treino mecânico dessa habilidade (exercícios gráficos). A psicomotricidade colabora com a educação escolar e utiliza o movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Proporciona ao aluno condições mínimas para um bom desempenho escolar por meio do aumento do seu potencial motor. Entendida como preventiva, a psicomotricidade oferece condições para que a criança se desenvolva adequadamente em seu próprio ambiente; ou também reeducativa quando trata de indivíduos com dificuldades motoras. Dentro da psicomotricidade podemos destacar alguns elementos básicos a serem considerados: coordenação global e óculo-manual, esquema corporal, lateralidade, organização espaço-temporal, discriminação visual e auditiva. É preciso estar muito atento, pois os sintomas das dificuldades motoras podem manifestar-se subjetivamente dificultando um diagnóstico correto e uma intervenção adequada. Aliando os conhecimentos da psicopedagogia às possibilidades de intervenção psicomotoras optou-se pela aplicação de um conjunto de jogos, explorados em sessões clínicas, com uma criança de 10 anos de idade, atualmente aluno do Ensino Fundamental. A escolha dos procedimentos justifica-se na medida em que este apresenta um desenvolvimento motor aquém do esperado para a idade/série, que pode explicar seu baixo desempenho escolar. Cabe ressaltar que, os procedimentos e resultados avaliados neste texto são parte de um estudo de caso que, por meio de instrumentos como o TOP – Teste de Organização Perceptomotora, Exame Motor Soubiran, Anamnese, Informação da Escola e Hora Lúdica, evidenciou também que a referida criança apresenta suspeita de baixo nível intelectual de ordem genética ainda não confirmada. Tendo em vista o diagnóstico, as intervenções foram planejadas com jogos e atividades lúdicas. A intenção primordial foi estabelecer um vínculo de confiança entre profissional e paciente, uma vez que este mostrou-se tímido e resistente a algumas atividades propostas por ocasião do diagnóstico. Por meio dos jogos trabalhar-se-á a imagem corporal, lateralidade, organização espaço-temporal, coordenação motora fina e equilíbrio estático. Ao final desse trabalho pressupõe-se que a criança escreva com maior segurança, com um traçado firme e estável; desenvolva a habilidade de copiar atividades de outros lugares, sem se perder, com compreensão do que foi lido, realizando as atividades de forma produtiva e eficiente. Espera-se também que o aluno tenha sua auto estima elevada e demonstre com mais confiança aquilo que sabe. Em suma, recorremos a Le Boulch (1994) para enfatizar que o psicopedagogo precisa compreender as fases do desenvolvimento psicomotor da criança, bem como o período sensório-motor (Piaget), no sentido de esclarecer a importância do movimento e do desenvolvimento do esquema corporal como requisito fundamental ao crescimento global das crianças, em seus aspectos cognitivo, motor e emocional.

 Palavras Chave:- Psicopedagogia. Estudo de Caso. Psicomotricidade. Diagnóstico. Intervenção Clínica.


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