O
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO EM UMA PEQUENA EMPRESA
PRESTADORA DE SERVIÇOS
Sheila Cristina Peres - FASAR - Faculdade
Santa Rita
Valéria Cristiane Oliveira Silva - Faculdade
Santa Rita
O Planejamento Estratégico é um processo
decisório, desenvolvido para alcançar uma situação desejada para
a empresa em períodos futuros de tempo, ele permite estabelecer
uma direção a ser seguida pela organização, visando o melhor
grau de interação com o ambiente e por isso tem se destacado
muito no ambiente empresarial, pois as organizações encontram-se
em um mundo repleto de mudanças e transformações. Apesar da
importância crescente do Planejamento Estratégico e dos avanços
na sua aplicação para a tomada de decisões nas organizações, há
um segmento no qual o uso deste instrumento de análise é raro: o
das pequenas empresas, pois uma grande parte dos pequenos
empresários não costumam fazer planejamentos e não dispõem de
tempo e recursos para realizar um plano estratégico complexo
sendo na maioria das vezes imediatistas em suas atividades e
exigindo rápido resultado de seus esforços. Em virtude dessas
dificuldades o planejamento estratégico aplicado às pequenas
empresas necessita de um grau de simplificação e comprometimento
por parte do empresário. A metodologia da pesquisa apresentada
foram as pesquisas bibliográficas em livros e na internet, o
estudo de caso foi feito em uma empresa prestadora de serviços e
foram utilizados os métodos de observações, entrevistas e
questionários. Os resultados obtidos foram a identificação da
vocação, visão, objetivo, estratégias e metas da empresa e um
cronograma para sua implementação. E, após essas análises
detalhadas a empresa espera como resultado final, o
direcionamento de esforços para pontos comuns; a consolidação do
entendimento por todos os funcionários da empresa, bem como
indicar a elaboração do programa de atividades que interligam a
estrutura organizacional; e o estabelecimento de uma agenda de
trabalho por um período de tempo que permita a empresa
trabalhar, levando em conta as prioridades estabelecidas.
Acredita-se que um planejamento estratégico eficaz aumenta a
probabilidade de a empresa atingir os seus objetivos, pois,
através dele o empresário constrói a visão do futuro e traça
estratégias para alcançar os resultados.
Palavras-chave: Planejamento. Planejamento
Estratégico. Pequenas empresas
Congresso de Administração
Congresso de Letras
Início