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A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES DOTERCEIRO SETOR

 

Rubênis de Carvalho - FACITA - Faculdade de Itápolis

 

Este estudo avalia a gestão profissional no terceiro setor. Procurou-se, nas bibliografias levantar a importância dessa gestão para uma maior eficiência administrativa dessas organizações. O estudo teve em sua construção, um levantamento histórico da área social para um conhecimento mais aprofundado da atuação de cada organismo na sociedade. Buscou-se também uma visão da área social no pós-guerra e seu desenvolvimento até os dias atuais. O terceiro setor é denominado de “economia social”. O primeiro setor é o público (governo), o segundo é a iniciativa privada e o terceiro setor é composto pelas organizações sem fins lucrativos de caráter público, mas que não são públicas. A importância da profissionalização do setor está em aferir a governança do setor privado que trabalha com atores empresariais e sociais. Visando a sustentabilidade que incorpora ao crescimento econômico equidade social, direitos humanos e o meio ambiente.A área social contemporânea foi o foco do trabalho pesquisado, pois a sociedade civil está mais ativa, informada e indignada diante da exclusão social, ela se deu conta de que o problema social, nos dias de hoje, é responsabilidade de todos: empresa privada praticando a responsabilidade social, o Estado atendendo as demandas básicas (alimentação, educação, moradia, saúde, etc.) e impulsionando as regulamentações necessárias; a sociedade civil engajada em projetos de sustentabilidade nas comunidades. As organizações sem fins lucrativos, têm sido pressionadas em suas formas de gestão. A profissionalização já é consenso na maioria das empresas, que têm seus resultados avaliados já no momento da captação de recursos, tanto na esfera governamental   que precisa de qualificação para ter acesso ao Termo de Parceria exigido por lei   como também no âmbito privado que pratica a “filantropia”, mas está comprometida com os resultados esperados.A Construção de espaços para implementação da responsabilidade social nas organizações do terceiro setor segue estratégias diversas. Não há um modelo específico que sirva de paradigma, mas é certo que é necessária a conscientização da gestão profissional nesse processo. A cultura organizacional socialmente responsável prevalece quando são criados espaços reais de diálogo para que pessoas possam, efetivamente, falar e ouvir, condições que vão além da construção de fluxos burocratizados de informação. Deve-se esclarecer, portando, que o terceiro setor está na sociedade, e não a sociedade no terceiro setor. Nesse sentido, o que mais tem preocupado os especialistas da área social é, sem dúvida, é a falta de um parâmetro entre as organizações que já aplicam a gestão profissional e as organizações que ainda estão na informalidade, “amadorismo”. Os estudos sobre o terceiro setor vêm ganhando espaço entre os profissionais da área social nas últimas décadas. No caso do Brasil essas ações pouco aparecem em razão do seu agigantamento, mas sem dúvida o terceiro setor brasileiro é muito atuante e tem buscado a profissionalização.Afinal, no horizonte do possível, atender as necessidades sociais é a pratica do bem, em sua mais pura essência, com respeito a todas as formas de vida.

 Palavras Chaves: Terceiro Setor, Gestão Profissional, Governança, Sustentabilidade,

 

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