Picture
books

Administração

  Início        Congresso de Administração         Congresso de Letras 

 

PESQUISA MERCADOLÓGICA: TENDÊNCIAS DA MODA DAS INDÚSTRIAS DE ARTEFATOS TÊXTEIS BORDADOS DA CIDADE DE IBITINGA, PARA OS CONSUMIDORES DO DISTRITO FEDERAL

 

Ana Claudia Damasceno Avanci- ETEC Ibitinga

Seleneh Russi- ETEC Ibitinga

Marinete Aparecida Assencio da Silva - ETEC Ibitinga

Randal Antonio Matteucci- ETEC Ibitinga

 

As empresas empreendedoras buscam um posicionamento consistente na mente do consumidor final, através da utilização de diversas ferramentas de marketing com o objetivo de permanecerem neste mercado cada vez mais competitivo. As indústrias de artefatos têxteis bordados – produtos de cama, mesa, banho e decoração, além de cortinas e enxovais para bebê, pertencentes ao Arranjo Produtivo Local da chamada “Capital do Bordado”, localizadas na cidade de Ibitinga, no Estado de São Paulo -  Brasil, continuam desenvolvendo seus produtos, dentro de uma filosofia de marketing orientada principalmente à  produção. Os principais motivos para esse comportamento empresarial são: a existência de um mercado nacional extremamente receptivo e consumidor, dentro de um contexto onde a grande maioria dos consumidores, ainda não possuem acesso, ou não são influenciados pelas tendências da moda deste segmento, por fatores econômicos, sociais e/ou culturais; e pela carência de profissionais capacitados a trabalhar na área. Este trabalho foi desenvolvido após análise qualitativa com base nas informações obtidas em fontes de dados secundários (Publicações do Governo do Distrito Federal, jornais e periódicos, enciclopédia digital, etc), produzidas por órgãos públicos e privados, levantados principalmente por meio da internet, a partir de um estudo focalizado no território do Distrito Federal.  O resultado final desta pesquisa, objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, gerou um projeto de enxoval customizado, direcionado aos habitantes do Distrito Federal, que buscam determinados valores para satisfazer necessidades específicas. A partir desse resultado, espera-se sensibilizar as empresas do setor, quanto à importância da capacitação dos profissionais envolvidos na criação e desenvolvimento desses produtos, e da necessidade de obterem produtos diferenciados para a comercialização, no intuito de aumentar o custo/benefício agregado ao consumidor final, tornando-se mais competitivas.

 Palavras-chave: Pesquisa; Marketing; Enxoval; Bordado; Ibitinga.

 

Congresso de Administração

Congresso de Letras

Início