Picture
books

Letras e Educação

  Início        Congresso de Administração         Congresso de Letras 

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO NA CIDADE DE ITÁPOLIS ATÉ OS DIAS ATUAIS

Maria José Spineli -FACITA - Faculdade de Itápolis

Fabiana Amanda Amato - FACITA - Faculdade de Itápolis

O estudo sobre a "História da Educação e sua Evolução na cidade de Itápolis até os dias atuais", tem como objetivo resgatar a história do ensino analisando sua evolução no Município de Itápolis; buscando informações em todos os estabelecimentos educacionais: educação infantil, fundamental e médio em todas as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas, ensino superior, educação especial e ensino profissionalizante. As mudanças observadas no contexto das instituições estão diretamente ligadas às transformações políticas que aconteceram ao longo dos anos. A cidade teve origem por volta de 1842, fundada por Pedro Alves de Oliveira e Miguel Landim. Eles compraram as terras e instalaram-se nas margens do Ribeirão dos Porcos, ergueram a Capela Velha do Espírito Santo do Ribeirão dos Porcos. A escritura foi lavrada em 1856, no Cartório da Vila de Araraquara, Comarca de Mogi - Mirim. Devido a doenças infecciosas, os sobreviventes mudaram-se para o Leste; fundando o novo povoado do Espírito Santo do Córrego das Pedras, mais tarde Boa Vista das Pedras, Cidade das Pedras e finalmente Itápolis. A primeira Escola Oficial Mista Estadual foi instalada em 1895 após a Proclamação da Republica. Em 1900, com a ascensão do comércio e da indústria, houve a necessidade de oferecer educação escolar; os mais letrados ensinavam em suas casas.  As Escolas Reunidas foram criadas em 1911, tendo como diretor o professor Júlio Ascânio Mallet, com o aumento da imigração e crescimento da cidade foi criado o primeiro Grupo Escolar com início de suas aulas em 1913 e direção do Sr. Prof. Agnello Leandro Pereira. O projeto que aprovou a criação da Escola Normal Livre foi idealizado pelos vereadores Eugênio Brandão e Capitão Venâncio em 1929, sendo aprovado pelo governo no mesmo ano.  As aulas da Escola Normal Livre tiveram inicio em 1930, funcionando no Paço Municipal. A primeira turma que se formou era composta por quinze professores e mantida pela Prefeitura. Em junho de 1931 foi criado o Curso Complementar e no ano seguinte abriram-se as inscrições para Exame de Suficiência para a Escola Normal e para o Curso Complementar. Esta obrigatoriedade só ocorreu a partir da Reforma de 1933 determinando que as Escolas Normais deveriam manter o Curso Secundário Fundamental. Em 1934, o Grupo Escolar funcionava em dois períodos sendo matriculados 263 meninos e 233 meninas, eram mantidas a Caixa e a Cooperativa Escolar. Neste mesmo ano funcionavam as escolas Reunidas, mantidas pelo governo do Estado, distribuídas na Zona Rural em diferentes bairros com um total de 491 alunos e nos distritos com um total de 75 alunos. Com a Lei 5692/71 em 1975, reorganizaram as escolas públicas transferindo a habilitação do Magistério para a "E.E. Dr. Antônio Moraes Barros".  No final do século XX todos os alunos freqüentavam o ensino público e a realidade sócio-cultural influenciou na projeção da evolução das instituições escolares em determinados locais da cidade, assim discriminando e destinando os alunos das camadas menos favorecidas para o ensino público e profissionalizante já para a elite um ensino privado de qualidade.

 

Palavras chave: evolução educação mudança.

 

Congresso de Administração

Congresso de Letras

Início