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Letras e Educação

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O ENSINO DO TRAÇADO DAS LETRAS:

 PEQUENOS DETALHES QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM.

 

Elizabeth de Souza Freitas Campos

 

Desde muito pequenas as crianças “tentam” entender o significado dos símbolos que constroem as palavras. De acordo com Ferreiro (2001)  uma criança que vive em um ambiente urbano tem elementos suficientes para dar-se conta de que a escrita é importante, mesmo que não leiam para ela. Isto aponta para  a importância do momento na educacao infantil em que a criança aprende o traçado correto dos símbolos (letras) para o aprendizado da escrita. Para Freinet citado por Kramer (2003) no livro “Com a pré- escola nas mãos” a aquisição do conhecimento é fundamental, mas deve ser garantida de forma significativa e prazeirosa. No modelo de educação presencial atual, esta relação de ensino deve  ter, conforme descreve Cordeiro (2007), uma relação triádica do tipo “x ensina algo a alguém”: professor – o conteúdo do ensino – aluno. Desta relação pode-se concluir que para que o ensino aconteça com êxito é necessário que a aprendizagem seja significativa para quem aprende. Perrenoud (2000) explica que conhecer os conteúdos é a menor da coisas quando se pretende instruir alguém. Para o autor, a verdadeira competência pedagógica consiste em relacionar os conteúdos aos objetivos e tais objetivos às situações de aprendizagem, assim, na sala de aula é de extrema importância que na hora do ensino  o professor saiba usar ferramentas que promovam a aprendizagem. Estas ferramentas devem incluir as experiências do dia-a-dia. Este trabalho tem como objetivo descrever o uso de pequenas técnicas no aprendizado do traçado das letras pelas crianças na fase de cinco anos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação, utilizando-se como método de coleta de dados a observação e seus registros.  Pode-se notar que, de forma prática, ao ensinar os  traçados das letras deve-se procurar transformar a observação em aprendizagem para o próprio professor que, por sua vez,  transforma isto em experiência de ensino. Por exemplo, para ensinar o número oito, pode-se ensinar primeiro o traçado da letra S para depois ensinar a criança a fazer o número oito (8), aproveitando o traçado do S  e finalizando com o  “fechamento” dos lados. Para ensinar a letra F pode-se partir do traçado da letra E retirando-se o traço inferior. O uso destes pequenos detalhes apresentaram como resultados aspectos facilitadores no processo de aprendizagem das crianças em relação ao traçados das letras .

 

 

Palavra chave: Educaçao Infantil, Ensino, Aprendizagem

 


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