Picture
books

Administração

  Início        Congresso de Administração         Congresso de Letras 

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A FACE HUMANA DA EMPRESA

Alexandra Fabri Eid- Unesp/ Bauru


Numa época em que as palavras aceleração e transformação caminham juntas nas diversas áreas do conhecimento, a comunicação devidamente trabalhada tem sido uma estratégia de sobrevivência e destaque no meio empresarial. O trabalho Sistema de Comunicação Empresarial: a Face Humana da Empresa, baseado na dissertação de mestrado de mesmo nome, demonstra a importância do fator humano e de seus relacionamentos quando analisamos e trabalhamos a comunicação interna em uma organização. Tendo como referencial teórico principalmente os fundamentos de Lee Thayer, Manuel Castells, Hemsley e Vasconcellos e Idalberto Chiavenato, o trabalho demonstra como se processa a comunicação interna, levando em consideração as mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos e do processo de globalização e os reflexos econômicos, políticos, sociais em contextos organizacionais, oferecendo conceitos de como as organizações podem ser estruturadas e seus recursos humanos administrados.  Tendo como base tal referencial teórico, são realizadas algumas reflexões a respeito da comunicação interna e de como ela tem sido trabalhada e vista por administradores e profissionais de comunicação. Pois, em um contexto de mudanças e avanços em diversas áreas, é necessário que um plano de comunicação considere todos os públicos e toda a dinâmica organizacional e principalmente em relação a comunicação interna, sejam consideradas as pessoas que dela fazem parte, afinal serão elas que executarão desde as tarefas mais simples até as decisões mais complexas. São as pessoas que criam ambientes favoráveis à criatividade, as mudanças, aos bons relacionamentos, ou o contrário, se tornam o grande empecilho para o desenvolvimento. Desta forma pode-se afirmar que o entendimento do contexto macro e micro das organizações, levando em consideração o fator humano, pode ser essencial para que a comunicação seja uma ferramenta capaz de proporcionar um diferencial para as organizações.

 
Palavras Chaves: Comunicação Organizacional, Processo de Globalização, Avanços Tecnológicos, Fator Humano.

 

Congresso de Administração

Congresso de Letras

Início