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CULTURA ORGANIZACIONAL E TIPOS DE LIDERANÇA

 

Alessandro Rogério Colombo - FACITA - Faculdade de Itápolis

Cristiane Rodrigues da Silva - FACITA - Faculdade de Itápolis

Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida para a integralização do Curso de Administração da FACITA. O objetivo central do trabalho foi estudarmos os diferentes tipos de liderança ao longo dos tempos, reconhecendo a liderança como um processo de dirigir e influenciar pessoas num determinado contexto organizacional. Ao consideramos a Cultura Organizacional como um sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados entre os elementos de uma organização foi possível compreender a importância do líder para criar estratégias e sustentar ações no interior das organizações administrativas. A partir de estudo bibliográfico identificamos, sistematizamos e caracterizamos algumas das Teorias sobre Liderança: as teorias dos traços de personalidade, as teorias sobre os estilos de liderança e as teorias situacionais sobre liderança. As teorias de traços e personalidades estudam as características marcantes de personalidade dos líderes, comparando os traços físicos, intelectuais, sociais ao desempenho da tarefa.  As teorias sobre estilos de liderança discutem as formas de exercício dos líderes dentro das organizações: fala sobre a forma como o líder desempenha sua função de liderança - autocrático, democrático ou liberal. E as teorias situacionais discutem a adequação e o comportamento do líder de acordo com a situação e contexto da  organização. Em relação ao contexto atual identificamos a Gestão por Competências como uma forma competitiva de gerar resultados nas organizações, enquanto um mecanismo para adquirir, mobilizar, interagir e desenvolver conhecimentos, habilidades e experiências que agreguem valor à organização a partir do reconhecimento do valor individual e das competências básicas de cada pessoa dentro das organizações. Dessa forma, percebemos com o desenvolvimento desta pesquisa que, em cada contexto organizacional, o líder tem que se adequar a realidade cultural da empresa, buscando formas diversificadas para garantir maior produtividade e eficiência da organização.

 Palavras-Chave: Liderança; Cultura Organizacional; Gestão; Competências.

 

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